domingo, 13 de fevereiro de 2011

A biodiversidade

Biodiversidade é a variedade de plantas,animais e microorganismos que existem no planeta.Quase metade da biodiversidade da terra encontra-se nas florestas tropicais.
A preservação da biodiversidade é fundamental para garantir a manutenção
dos diferentes ecossistemas,além de ser muito importante para a ciência e a tecnologia,pois pode favorecer o aumento da produção de alimentos e ajudar na criação de novos medicamentos- remédios e vacinas.
Muitas florestas são utilizadas como fonte de alimentos,matérias -primas para a fabicação de diversos produtos(por exemplo,o latex extraido das serigueiras)Em vista disso,a sua conservação é vital para a sobrevivencia das sociedades.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Os planetas do sistema solar visíveis a olho nu

Os planetas do sistema solar que são visíveis sem nenhum instrumento óptico,ou seja,a olho nu são: Mercúrio,Vênus,Marte,Júpter e Saturno.Por serem visíveis a olho nu,esses planetas são conhecidos desde a Antiguidade.




  • Mercúrio

Mercúrio é de difícil observação,pois não se afasta muito do Sol e, portanto,do horizonte.Em algumas ocasiões pode ser obsevado a olho nu até no máximo uma hora e meia depois após o por do sol ou uma hora e meia antes do nescer do Sol.



  • Vênus

Vênus é o melhor planeta observado a olho nu,pois é o mais brilhante.É possível ver esse astro até 3 horas após o entardecer ou até 3 horas antes do amanhecer.Depois do Sol e da Lua,Vênus é o astro mais brilhante visível a olho nu que conhecemos.Ao telescópio,é possível obsesrvar as suas fases.



  • Marte

Marte é visível a olho nu como se fosse uma estrela avermelhada.Ele pode ser visto no céu a noite inteira em determinadas épocas do ano.O brilho de Marte pode variar bastante ao longo de sua trajetória em torno do Sol.Ele pode ser tão brilhante quanto as estrelas mais brilhantes do céu.É possível observar as calotas polares de Marte e as suas faces por meio de um telescópio.



  • Júpter

Júpter é vivsível a olho nu como se fosse uma estrela brilhante e de cor branca,porém ele é menos brilhante que o planeta Vênus.Em certa época do ano,ele pode aparecer a noite inteira.Com pequenos telescópios,é possível observar 4 satélites de Júpter, os chamados satélites galileanos.Esses satélites foram observados,pela primeira vez,pelo cientista italiano Galileu Galilei em 1610.



  • Saturno

Saturno é visível a olho nu como se fosse uma estrela amarela.Em certa época do ano,este planeta pode aparecer a noite inteira.É possível observar seus belos anéis por meio de pequenos telescópios.É possível observar também seu satélite Titã.Saturno é o último planeta visível a olho nu.Os outros planetas somente são visíveis por meio de telescópios.

A fermentação

Os fungos são organismos capazes de realizar fermentação,um tipo de tranformação química.Na fermentação do pão ,por exemplo,o açúcar é tranformado em álcool e gás carbônico.Utilizando levedura,um tipo de fungo,fabricam-se diversos alimentos fermentados,como pães,iogurtes e coalhadas.A fermentação altera o sabor,a cor,aconsistência e o odor dos alimentos.É portanto,uma tranformação química.