sexta-feira, 26 de agosto de 2011

As terras utilizadas para a reforma agrária

As terras destinadas à reforma agrária são aquelas que não cumprem sua função social, isto é,são grandes propriedades públicas ou privadas que pouco ou nada produzem.Parte dessas terras pertence a grandes proprietários rurais.Nesse caso, as terras improdutivas podem ser desapropriadas e utilizadas para reforma agrária mediante a aprovação do poder público.As pequenas e médias propriedades rurais e as grandes propriedades produtivas não podem ser desapropriadas.

O Brasil sem eletricidade

A energia elétrica ainda está ausente em 2,8% dos domicílios brasileiros localizados na zona rural, em município de IDH baixo, onde estão as famílias mais pobres.Para tentar resolver essa carência, o poder público tem criado programas que pretendem levar a eletricidade a todos os domicílios brasileiros.
No Brasil,além do crescimento da população, o crescimento econômico obtido últimos anos, que fez aumentar a produção industrial e o consumo de eletrodomésticos pela população, ampliou a necessidade de energia elétrica.Como a geração de eletricidade não cresceu na mesma proporção do consumo, o país corre o risco de sofrer apagões,isto é , pode faltar energia, principalmente na região sudeste, a mais industrializada e povoada do país.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Revolução de Avis e o comércio português

Desde sua formação,Portugal permaneceu sob a ameaça de Castela que pretendia anexar o território português.Em 1383,a ameaça se tornou mais grave.O rei de Portugal faleceu sem deixar herdeiro direto,e havia 2 pretendentes para sucedê-lo:seu genro,o rei de Castela,e seu meio-irmão,João,que tinha o apelido de ''Mestre de Avis''.A questão dividiu o país e levou-o a dois anos de guerras(1383-1385),chamadas de Revolução de Avis.
Os comerciantes, os artesãos,alguns nobres e o povo em geral apoiaram o Mestre de Avis,temendo que o país passasse para o domínio castelhano.A maioria dos nobres apoiou o rei de Castela e lhe forneceu ajuda militar,esperando obter terras,poder e privilégios com a vitória dos castelhanos.
As forças do mestre de Avis venceram a luta.Em 1385,ele foi aclamado rei,com o título de D. João I.Por dois séculos,a dinastia de Avis governou Portugal.O rei submeteu os nobres rebeldes e tomou medidas beneficiando os burgueses,muitos dos quais receberam cargos do governo.A aliança entre o rei e a burguesia reanimou o comércio marítimo português.
Portugal importava cereais,especiarias e artigos orientais que chegavam a Ceuta,cidade do norte da África sob o domínio muçulmano.Ali chegavam também as ricas mercadorias vindas da África,Pérsia e Índia,que tanto interessavam aos europeus.Os comerciantes venezianos havia tempos monopolizavam o comércio desses produtos,obtendo altos lucros, pois os vendiam por preço dezenas de vezes mais altos que custavam no lugar de origem.O ouro e a prata para pagá-los escasseavam.
Os comerciantes portugueses pressionaram o rei D. João para que organizasse uma expedição militar para tomar Ceuta.Os comerciantes pretendiam comprar as mercadorias diretamente na cidade,sem intermediários:e os nobres desejavam combater os ''infiéis''(os muçulmanos) e beneficiar-se com os saques e as terras conquistadas.D.João encarregou seu terceiro filho,o infante D. Henrique,de preparar a expedição.Em agosto de 1415, a cidade foi atacada,saqueada e tomada pelos portugueses.Poucos anos depois,no entanto,eles perceberam que a vitória não trouxera vantagens:as caravanas árabes deixaram de passar em Ceuta,e a cidade perdeu sua importância comercial.
Mas os portugueses não desistiram de ampliar seu comércio e procuraram atingir outros locais onde pudessem obter ouro e mercadorias.Começava uma nova era na história de Portugal e da Europa:a das Grandes Navegações.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Formação de Portugal: de feudo a reino

Grande parte da Península Ibérica estava,desde o século VIII dominada pelos muçulmanos.Restava aos cristãos somente as terras montanhosas do Norte,onde se formaram os reinos de Leão,Castela,Navarra e Aragão.Seus monarcas tentaram retomar o território dos muçulmanos,mas pouco conseguiram.
Foi somente a partir XI que as cruzadas contra os mouros começaram a ter sucesso.Os cristãos Ibéricos chamaram essas lutas de reconquista.A vitória foi conquistada passo a passo:durante 4 séculos(do XI ao XV),as lutas da reconquista formaram os territórios de Portugal e Espanha.
Afonso VI(de 1042 - 1109), rei de Leão e Castela,foi um dos maiores soberanos da reconquista.Dispondo de grande força e prestígio na Europa,conseguiu auxílio militar de nobres franceses.Em troca pelos serviços prestados,o rei concedeu-lhes parte das terras tomadas dos muçulmanos.Um dos feudos concedidos foi o condado portucalense, cujo senhor tornou-se,então,Vassalo de Afonso VI.
Em 1139,Afonso Henriques senhor do condado,desafiou os costumes feudais:revoltou-se com seu sucerano(o rei de Leão e Castela) declarando-se rei.Afonso Henriques continuou a luta contra os muçulmanos estendendo o território português para as áreas conquistadas.Ajudado pelos cavaleiros da segunda cruzada,que passavam pelo litoral português a caminho de Jerusalém,conseguiu expulsar os muçulmanos de Lisboa(1147).Conquistada,Lisboa tornou-se a capital do reino de Portugal.
Para consolidar seu domínio,o rei tratou de incentivar o povoamento das terras:atraiu moradores e colonos com privilégios especiais,distribuiu castelos a nobres e terras a ordens religiosas.De todos exigiu de troca lealdade,a defesa de suas aldeias e cidades, e o pagamento de tributos.
Ainda ameaçados por poderosos,os muçulmanos e o reino de Leão e Castela,o rei português centralizou todos os poderes em suas mãos.Controlou o nobres e aproximou-se dos burgueses,dando alguns direitos as cidades protegendo o comércio.
Em meados do séculos XIII,Portugal estava completamente formada:a conquista do território terminara e o país era governado por um rei forte.Nenhum outro monarca europeu naquela época,esperimentara situação igual.

Redes de transporte

Uma eficiente rede de transportes é necessária para unir as indústrias aos mercados consumidores e às fontes de abastecimento de matérias-primas.Assim, rodovias,portos,ferrovias,hidrovias e aeroportos são fundamentais para a implementação de indústrias.
Nas décadas de 1960 e 1970,as montadoras multinacionais de automóveis instalaram-se no ABC Paulista.Um dos principais fatores na escolha desse local foi a existência da mais importante malha rodoviária brasileira,que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro(rodovia Presidente Dutra) e a capital Paulista ao porto de Santos(via Anchieta).

Principais setores de ponta no Brasil

O Brasil é um país que possui baixo desenvolvimento tecnológico na maioria dos setores onde atua,tendo de importar grande parte da tecnologia de ponta utilizada em suas indústrias.Portanto possui uma alta dependência tecnológica em relação aos país desenvolvidos.
Mesmo assim a produção tecnológica brasileira tem sido incentivada com o desnvolvimento de tecnolgia nacional nos setores de combustíveis(biodiesel,álcool),agricultura(produção de sementes,desenvolvimento de novas espécies),telecomunicações,aviação e extração de petróleo,entre outros.
As universidades também são importantes setores de desenvolvimento tecnológico do país.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Empresas multinacionais

Após os anos 1950,uma nova fase de industrialização se deu em nível mundial.O período pós-Segunda guerra foi marcado por um grande crescimento econômico, o qual levou as empresas estrangeiras a se instalar em países em desenvolvimento.Isso fez com que várias empresas multinacionais se instalassem no Brasil,merecendo destaque a indústria automobilística.
Mesmo com a entrada das empresas multinacionais,ainda houve crescimento das industrias de capital nacional. Nos anos 1950,quando as empresas automobilísicas estrangeiras se instalaram no Brasil,o governo exigiu um índice de nacionalização das autopeças de cerca de 80%.Portanto,de cada 10 peças que fossem utilizadas nos automóveis produzidos,8 teriam de ser fabricadas por empresas brasileiras.Isso contribuiu para que a indústria brasileira de autopeças se transformasse em uma das mais importantes do mundo.

O Brasil na agricultura mundial

O Brasil é um dos grandes produtores e exportadores mundiais de produtos agrícolas.Entre os principais produtos exportados e seus derivados,encontram-se a soja, o café, o fumo, a laranja e outras frutas tropicais.
O crescimento expressivo da agricultura brasileira coloca o país na condição de um dos principais exportadores de produtos agrícolas destinados a suprir parte da crescente demanda mundial de alimentos.
A agricultura brasileira beneficia-se dos baixos custos da produção,da grande oferta de mão de obra barata e dos incentivos governamentais para os grandes produtores rurais.A concessão de empréstimos e os incentivos fiscais ampliam as oportunidades de novos negócios e estimulam os investimentos voltados para a expansão de terras cultiváveis com produtos de grande procura no mercado mundial.

A pecuária no Brasil

A pecuária no Brasil pode ser classificada em extensiva e intensiva.Na pecuária extensiva,o gado é criado solto em grandes extensões de terra com pastagens naturais,sem o uso de recursos tecnológicos avançados,e a carne produzida tem menos qualidade.
Na pecuária intensiva,o gado é criado em pequenos espaços.A pouca movimentação dos animais torna a carne mais macia,pois o gado fica com os músculos menos rígidos.Portanto, a carne produzida tem melhor qualidade e a rentabilidade é maior.No entanto,essa prática é muito criticada por submeter os animais a um confinamento exagerado,que compromete a mobilidade e as condições de vida desses animais.
A aplicação de capital em recursos científicos tecnológicos,como a inseminação artificial,a vacinação e o uso de rações balanceadas,traz maior produtividade para a pecuária intensiva de corte e leiteira.Mais da metade da produção nacional é criada de forma intensiva.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

As marés vermelhas

Você já ouviu falar em um fenômeno chamado maré vermelha?Ele é provocado por certas algas,principalmente as pirrófitas.
Em determinadas condições,que podem ser naturais ou provocada pela ação humana,ocorre acúmulo de certos sais minerais na água.Com a abundância de nutrientes,as pirrófitas reproduzem-se exageradamente.Quando contém uma grande quantidade delas,a água do mar adquire uma coloração avermelhada.
Com o excesso de pirrófitas,a quantidade de substâncias tóxicas desprendidas por elas torna-se muito grande,provocando a morte de peixes e de outros animais aquáticos.
Entre os casos de maré vermelha no Brasil,podemos considerar o que ocorreu na baía de Todos-os-Santos (Bahia), em 2007,provocando a morte de toneladas de peixes e prejudicando a atividade pesqueira na região.

As arqueas

As arqueas são microorganismos unicelulares e procarionte,também conhecidas como arqueobactérias.Algumas espécies de arqueas foram encontradas vivendo em condições ambientais onde normalmente outros grupos de seres vivos não conseguem sobreviver.Elas podem se desenvolver,por exemplo, em ambientes com altas taxas de sais minerais ou em fontes termais com temperaturas em torno de 100°C.Mas as arqueas podem ser encontradas também em condições ambientais consideradas normais para os seres vivos em geral.


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Biodiesel

Com o investimento em novas pesquisas na área,descobriu-se a possibilidade de podução de combustível a partir de soja,milho,mamona,girassol,babaçu,dendê,algodão,amendoim e macaúba.Além de ser menos poluente que o diesel tradicional, o biodiesel não exige alterações no motor e os equipamentos para a sua produção têm um curso baixo,podendo ser instalados nas próprias fazendas, o que reduz em até 50% o custo final do produto.

A expansão da fronteira agrícola

A fronteira agrícola refere-se às áreas-limite onde se pratica a atividade agropecuária.A expansão da fronteira agrícola pode gerar uma nova organização do espaço,ampliar a infroestrutura de transporte,comunicação e geração de energia,além de elevar a concentração do populacional e o desenvolvimento econômico de determinada região.Por outro lado,compromete áreas de vegetação nativa,como o Cerrado e a floresta Amazônica e expulsam pequenos agricultores,comunidades indígenas e ribeirinhas.

A modernização da agricultura

Nos últimos 40 anos,a agricultura brasileira passou por transformações significativas,principalmente com a mecanização e a aplicação da ciência na agropecuária,que melhoram significamente a produtividade.
A adoção da Revolução Verde no Brasil teve início com a implantação de políticas governamentais destinadas a viabilizar o financiamento e a promover assistência técnica para o produtor rural.
O desenvolvimento de sementes resistentes a doenças e pragas e o uso de agrotóxicos reduziram o risco de perda da safra,contribuindo para o aumento das taxas de lucro.