quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sapo-pipa



O sapo-pipa pode ser encontrado nos pântanos da Amazônia. O macho tem cerca de 15 cm de comprimento;a fêmea,aproximadamente 20 cm.



Na época da reprodução, a fêmea elimina óvulos junto aos pés do macho.Depois de fecundados,algumas dúzias de ovos grudam na pele até que cada ovo dê origem a um girino.



A produção de óvulos no sapo-pipa é muito pequena,se comparada à produção de outras espécies de sapos que eliminam milhares de óvulos na água.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cavando tocas para viver

Os ouriços-do-mar são capazes de cavar pequenos buracos em rochas. Tais buracos são usados como abrigo por esses animais. Esse trabalho de escavar as duras rochas é lento e para tanto o ouriço usa exclusivamente seus espinhos, atraindo-os contra a rocha.


Um ouriço muito comum nas praias brasileiras é o ouriço-roxo ou pindá. Esse animal tem aproximadamente 10 centímetros de diâmetro e seus espinhos são rígidos e escuros.

Eutrofização e suas consequências

Eutrofização é o processo em que ambientes aquáticos são enriquecidos por nutrientes diversos,como sais de nitrogênio e de fósforo.Ela pode ser decorrência de adubos arrastados pelas águas das chuvas e levados até rios,lagos ou represas, por exemplo.
Com o acúmulo de nutrientes na água, pode haver uma explosão no tamanho das populações de certas algas.Elas podem formar uma espécie de ''tapete'' esverdeado sobre a água e bloquear a adequada penetração de luz num lago ou represa,por exemplo.
Nessas circunstâncias, as algas submersas têm sua atividade fotossintetizante reduzida, o que acaba comprometendo a oxigenação da água.Em consequência disso,muitos seres aeróbicos,principalmente vertebrados, como os peixes, podem morrer asfixiados.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A erosão no campo

A erosão é um fenômeno natural que afeta os solos e consiste na perda progressiva de minerais, que são transportados por agentes como os ventos e as águas das chuvas em direção às áreas mais baixas do relevo. Associada a determinadas atividades humanas, a erosão deixa de ser um simples fenômeno natural e passa a representar um problema econômico.


As atividades agropecuárias, que suprimem arbitrariamente a vegetação original e que são praticadas sem manejo adequado do solo, são responsáveis pela intensificação do processo natural de erosão acelerada.


A erosão do solo em estágios avançados provoca o deslocamento de grandes quantidades de sedimentos, destruindo camadas de solo e provocando, muitas vezes, a diminuição do seu potencial produtivo ou mesmo a inviabilização do seu aproveitamento para a agropecuária.


Para minimizar os efeitos da erosão no campo, as práticas agrícolas podem ser apoiadas em técnicas preventivas, principalmente nas propriedades que adotam a mecanização em culturas temporárias, o que favorece a ação erosiva na medida em que a terra precisa ser revolvida de tempos em tempos. A preservação de parte da cobertura vegetal original e a construção de barreiras para conter as enxurradas, a exemplo das curvas de nível, são algumas das alternativas.

A competitividade da indústria brasileira

Chamamos de competitividade da indústria a capacidade de concorrer em condições vantajosas com outras indústrias no mundo. Algumas indústrias brasileiras, por uma série de fatores, têm conseguido boa inserção mundial, sendo altamente competitivas no mercado internacional. Alguns dos fatores que favorecem a competitividade da indústria nacional são: abundância de mão de obra barata, de matérias-primas, maturidade do parque industrial, entre outros.No entanto alguns fatores também impedem que a indústria nacional seja mais competitiva, como: elevada carga de impostos, redes de transporte precárias, baixo desenvolvimento tecnológico em alguns setores, entre outros.

Indústria de bens de consumo duráveis e não duráveis

Podemos dividir os bens de consumo em duráveis, isto é, que duram vários anos (carros, eletrodomésticos,etc) e não duráveis, ou seja, que precisam ser substituídos num tempo menor( alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal,etc).
Entre as principais indústrias brasileiras na produção de bens de consumo não duráveis podemos destacar aquelas legadas ao setor agroalimentar, têxtil,de calçados, de bebidas,de fumo, entre outros. No setor de bens de consumo duráveis destacam-se as indústrias automobilísticas.