sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A erosão no campo

A erosão é um fenômeno natural que afeta os solos e consiste na perda progressiva de minerais, que são transportados por agentes como os ventos e as águas das chuvas em direção às áreas mais baixas do relevo. Associada a determinadas atividades humanas, a erosão deixa de ser um simples fenômeno natural e passa a representar um problema econômico.


As atividades agropecuárias, que suprimem arbitrariamente a vegetação original e que são praticadas sem manejo adequado do solo, são responsáveis pela intensificação do processo natural de erosão acelerada.


A erosão do solo em estágios avançados provoca o deslocamento de grandes quantidades de sedimentos, destruindo camadas de solo e provocando, muitas vezes, a diminuição do seu potencial produtivo ou mesmo a inviabilização do seu aproveitamento para a agropecuária.


Para minimizar os efeitos da erosão no campo, as práticas agrícolas podem ser apoiadas em técnicas preventivas, principalmente nas propriedades que adotam a mecanização em culturas temporárias, o que favorece a ação erosiva na medida em que a terra precisa ser revolvida de tempos em tempos. A preservação de parte da cobertura vegetal original e a construção de barreiras para conter as enxurradas, a exemplo das curvas de nível, são algumas das alternativas.

Um comentário: