quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Um confronto que durou séculos

O ser humano sempre buscou representar o Universo com base em fenômenos observáveis, como o dia, a chuva e a luz do Sol. Foi na Grécia Antiga que o modo de observar e interpretar esses fenômenos ganhou força.

O mundo grego colaborou bastante para o desenvolvimento da Matemática da Astronomia. A história da Astronomia grega começou com Tales de Mileto(século VI a.C),a quem foi atribuído o desenvolvimento de cálculos matemáticos.

Cerca de 3 séculos depois,o filósofo Aristóteles admitiu que o Universo era imóvel,fechado,finito,ou seja,tinha fim e se parecia com uma esfera perfeita.Segundo ele,nesse Universo, existiam 5 elementos fundamentais,dos quais 4(terra,água,ar e fogo) eram da terra e o quinto,o éter,era considerado um elemento divino.

ARISTÓTELES E OS 5 ELEMENTOS

Cada elemento tinha seu lugar natural.O éter ocuparia o céu;a terra e a água ocupariam o centro do universo;o ar e o fogo ocupariam a região situada entre a Terra e a Lua.Aristóteles acreditava então que a Terra estava no centro do Universo.

Cláudio Ptolomeu,astrônomo que viveu no século II a.C.,aproximou as ideias de Aristóteles e reuniu tudo num impressionante modelo.Esse modelo de Universo foi chamado de aristotélico ou geocêntrico.Durante muitos séculos,o modelo geocêntrico foi referência para muitos astrônomos.Um período obscuro e longo para a ciência astronômica se seguiu coincidindo com o predomínio do pensamento religioso cristão na Europa,cujas leis refletiam um Universo fechado,finito,organizado e perfeito.

Muito tempo depois de Aristóteles,no século XVI,novas formas de pensar o mundo se faziam necessária.Foi o astrônomo polonês Nicolau Copérnico quem idealizou um novo sistema para explicar o Universo:o modelo de Copérnico também chamado de heliocêntrico, por colocar o Sol –e não a Terra – no centro do Universo.

Copérnico removeu a Terra do centro do mundo e a colocou entre os planetas.Segundo ele,esse conjunto(Terra e outros planetas) girava ao redor do Sol,que por sua vez,localizava-se no centro.As estrelas continuavam a girar na periferia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário