quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Minhocultura cresce em todo o mundo

As minhocas há muito tempo são utilizadas como aliadas do ser humano. Esses animais atuam como '' arados naturais'', construindo galerias subterrâneas, revolvendo o solo e, assim, aumentando sua aeração e a drenagem da água.
Ao mesmo tempo, enterram folhas e depositam fezes na terra, contribuindo para a formação do humo, matéria orgânica que fertiliza o solo; atuam assim como ''adubadeiras naturais''.Por isso, cresce em todo o mundo a minhocultura ou a criação de minhocas, com a finalidade de produzir humo para a agricultura. O humo de minhoca não tem cheiro forte, pode ser armazenado por vários meses sem perda de qualidade e geralmente apresenta maior quantidade de sais minerais diversos do que um solo destruído desses animais.
Além de produzir humo, as minhocas são usadas na fabricação de rações animais, já que são relativamente ricas em proteínas. Atualmente a farinha de minhoca, rica em proteínas, é usada no preparo de bolos, biscoitos, salgadinhos e outros produtos destinados à alimentação humana.

3 comentários:

  1. voces deveriam colocar a historia da minhocultura, estou procurando faz tempo e ainda nao encontrei

    ResponderExcluir
  2. Histórico
    "A minhoca é a melhor amiga do homem", segundo Darwin, que também dizia: "o arado é uma das mais antigas e preciosas invenções do homem, mas antes de sua invenção a terra já era arada pelas minhocas".
    Os antigos egípcios, conhecedores do seu valor, já protegiam este patrimônio endeusando-as e punindo com pena de morte quem as maltratassem. É possível, pois, que o Egito não seja uma dádiva do Nilo e sim, das minhocas.
    Historicamente, podemos fazer a seguinte cronologia:
    1775 - O Reverendo Gilbert White, naturalista, faz os primeiros estudos reconhecendo o valor da minhoca;

    1881 - Charles Darwin, naturalista, após 40 anos de pesquisas, publica o espetacular ensaio intitulado: "A formação do humus através da ação das minhocas";

    1940 - Dr. George Sheffieid Oliver abandona a medicina e juntamente com o avô fazendeiro em Ohio IEUA, escreve :"Nossa amiga, a minhoca"; porém, foi o Dr. Thomas Barrett, quem primeiro criou-as em cativeiro, sendo portanto o "Pai da criação da minhoca em cativeiro". O Dr. Henry Hopp, do Departamento de Agricultura dos EUA, publica "A ação da minhoca na fertilidade do solo e na produtividade agrícola"; daí entende-se que foi os EUA, o primeiro país a promover a criação da minhoca com interesse comercial e que, hoje, envolve milhões de dólares;

    1947 - Hug Carter, primo/irmão do Presidente dos EUA, inicia a comercialização da minhoca na pesca e já em 1973 possuía 15 milhões de minhocas, faturando 10 milhões de dólares na florescente indústria de vermicultura americana.
    "A criação de minhocas" afirmava Ray Brown em 1976, da Associação de Marketing dos Criadores de Vermes de Fresno, "transformou-se numa indústria de quase 1 bilhão de dólares no mundo !"
    Hoje existem muitos criadores por todo o Brasil e a minhocultura, segundo o Prof. Gilberto Righi do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP, deve ser encarada como "uma atividade zootécnica - econômica qualquer, como fonte de proteínas barata na criação de animais e produção de humus

    ResponderExcluir