segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pinhão no cardápio



Você já comeu carreteiro de pinhão? Trata-se de um prato da culinária gaúcha preparado à base de arroz,pinhão picado e os outros ingredientes, como cebola, tomate, pimentão e alho.




São muitas as comidas preparadas com o pinhão; entre elas incluem-se paçocas, bolos e pudins. O pinhão cozido em água fervente é também bastante consumido, em especial por ocasião das festas juninas em várias regiões do país.





Uma araucária produz cerca de 80 cones femininos, cada um originando em média 90 pinhões.No total, uma árvore pode produzir mais de 50 kg de pinhões por ano.Não é à toa que essas sementes constituem um dos principais tipos de alimento para animais como antas, queixadas, capivaras, sabiás, papagaios e pombas-rolas, entre outros exemplos de animais da fauna brasileira.





A gralha-azul e um dos principais animais que dispersam os pinhões na natureza. Essa ave costuma comer alguns pinhões e armazenar outros, enterrando-os no solo.As sementes que não são consumidas podem germinar e formar novas plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário