quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Formação de Portugal: de feudo a reino

Grande parte da Península Ibérica estava,desde o século VIII dominada pelos muçulmanos.Restava aos cristãos somente as terras montanhosas do Norte,onde se formaram os reinos de Leão,Castela,Navarra e Aragão.Seus monarcas tentaram retomar o território dos muçulmanos,mas pouco conseguiram.
Foi somente a partir XI que as cruzadas contra os mouros começaram a ter sucesso.Os cristãos Ibéricos chamaram essas lutas de reconquista.A vitória foi conquistada passo a passo:durante 4 séculos(do XI ao XV),as lutas da reconquista formaram os territórios de Portugal e Espanha.
Afonso VI(de 1042 - 1109), rei de Leão e Castela,foi um dos maiores soberanos da reconquista.Dispondo de grande força e prestígio na Europa,conseguiu auxílio militar de nobres franceses.Em troca pelos serviços prestados,o rei concedeu-lhes parte das terras tomadas dos muçulmanos.Um dos feudos concedidos foi o condado portucalense, cujo senhor tornou-se,então,Vassalo de Afonso VI.
Em 1139,Afonso Henriques senhor do condado,desafiou os costumes feudais:revoltou-se com seu sucerano(o rei de Leão e Castela) declarando-se rei.Afonso Henriques continuou a luta contra os muçulmanos estendendo o território português para as áreas conquistadas.Ajudado pelos cavaleiros da segunda cruzada,que passavam pelo litoral português a caminho de Jerusalém,conseguiu expulsar os muçulmanos de Lisboa(1147).Conquistada,Lisboa tornou-se a capital do reino de Portugal.
Para consolidar seu domínio,o rei tratou de incentivar o povoamento das terras:atraiu moradores e colonos com privilégios especiais,distribuiu castelos a nobres e terras a ordens religiosas.De todos exigiu de troca lealdade,a defesa de suas aldeias e cidades, e o pagamento de tributos.
Ainda ameaçados por poderosos,os muçulmanos e o reino de Leão e Castela,o rei português centralizou todos os poderes em suas mãos.Controlou o nobres e aproximou-se dos burgueses,dando alguns direitos as cidades protegendo o comércio.
Em meados do séculos XIII,Portugal estava completamente formada:a conquista do território terminara e o país era governado por um rei forte.Nenhum outro monarca europeu naquela época,esperimentara situação igual.

8 comentários:

  1. Muito bom o texto, e bem explicado!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso tá no meu livro de história da Joelza Ester Domingues

    ResponderExcluir
  3. espero que me ajude na prova hehe

    ResponderExcluir
  4. espero que tiro uma nota azul na prova ...hehe

    ResponderExcluir
  5. está no meu livro de historia que se chama história em documento
    de joelza ester domingues
    valeu me ajudou mtooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. está no meu livro de historia que se chama história em documento
    de joelza ester domingues
    valeu me ajudou mtooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir