quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Revolução de Avis e o comércio português

Desde sua formação,Portugal permaneceu sob a ameaça de Castela que pretendia anexar o território português.Em 1383,a ameaça se tornou mais grave.O rei de Portugal faleceu sem deixar herdeiro direto,e havia 2 pretendentes para sucedê-lo:seu genro,o rei de Castela,e seu meio-irmão,João,que tinha o apelido de ''Mestre de Avis''.A questão dividiu o país e levou-o a dois anos de guerras(1383-1385),chamadas de Revolução de Avis.
Os comerciantes, os artesãos,alguns nobres e o povo em geral apoiaram o Mestre de Avis,temendo que o país passasse para o domínio castelhano.A maioria dos nobres apoiou o rei de Castela e lhe forneceu ajuda militar,esperando obter terras,poder e privilégios com a vitória dos castelhanos.
As forças do mestre de Avis venceram a luta.Em 1385,ele foi aclamado rei,com o título de D. João I.Por dois séculos,a dinastia de Avis governou Portugal.O rei submeteu os nobres rebeldes e tomou medidas beneficiando os burgueses,muitos dos quais receberam cargos do governo.A aliança entre o rei e a burguesia reanimou o comércio marítimo português.
Portugal importava cereais,especiarias e artigos orientais que chegavam a Ceuta,cidade do norte da África sob o domínio muçulmano.Ali chegavam também as ricas mercadorias vindas da África,Pérsia e Índia,que tanto interessavam aos europeus.Os comerciantes venezianos havia tempos monopolizavam o comércio desses produtos,obtendo altos lucros, pois os vendiam por preço dezenas de vezes mais altos que custavam no lugar de origem.O ouro e a prata para pagá-los escasseavam.
Os comerciantes portugueses pressionaram o rei D. João para que organizasse uma expedição militar para tomar Ceuta.Os comerciantes pretendiam comprar as mercadorias diretamente na cidade,sem intermediários:e os nobres desejavam combater os ''infiéis''(os muçulmanos) e beneficiar-se com os saques e as terras conquistadas.D.João encarregou seu terceiro filho,o infante D. Henrique,de preparar a expedição.Em agosto de 1415, a cidade foi atacada,saqueada e tomada pelos portugueses.Poucos anos depois,no entanto,eles perceberam que a vitória não trouxera vantagens:as caravanas árabes deixaram de passar em Ceuta,e a cidade perdeu sua importância comercial.
Mas os portugueses não desistiram de ampliar seu comércio e procuraram atingir outros locais onde pudessem obter ouro e mercadorias.Começava uma nova era na história de Portugal e da Europa:a das Grandes Navegações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário