segunda-feira, 25 de abril de 2011

O lixo e a poluição do solo

O lixo: Os restos ou resíduos líquidos que saem pelos canos formam o esgoto. Já os resíduos sólidos, considerados inúteis ou indesejáveis, formam o lixo.
Nos tempos bem antigos, na época dos homens pré-históricos, o lixo era formado basicamente de restos de frutas e de animais, ou seja, matéria orgânica facilmente degradável. Com o descobrimento do fogo e a construção de ferramentas e utensílios, mais lixo passou a ser produzido. Mas ainda assim, a população humana era pequena e o lixo produzido era facilmente reciclado pela natureza.
Com a revolução industrial, as máquinas e novas indústrias passaram a produzir um tipo diferente de lixo: os resíduos industriais. Atualmente, vivemos numa sociedade de consumo, em que quase tudo dura pouco ou é descartvel, com isso produzimos mais e mais lixo. O homem retira da natureza a matéria-prima de que necessita para as industrias, ou seja, os recursos naturais - as espécies vivas, o solo, a rocha, a água dos oceanos, rios, etc... - e mais lixo industrial vai se acumulando. Todo esse lixo precisa ser levado e depositado em algum lugar.Onde?
Lixão: Os lixões são depósitos ilegais de lixo. São grandes terrenos malcheirosos, rodeados de mato e cheiros de sacos amontoados, meio abertos e com o lixo à mostra. São locais onde se descarrega o lixo diretamente sobre o solo, sem qualquer medida de proteção ao meio ambiente. Nesses locais é muito comum encontrar muitos insetos, ratos e muitos outros organismos que causam doenças, pois eles encontram no lixão o local ideal para se alimentar e se reproduzir.
Além disso, o lixão produz um caldo negro e malcheiroso,o chorume.Muitas vezes o chorume é tóxico, pois além da matéria orgânica em descomposição, encontramos nele produtos tóxicos, como o chumbo e o mercúrio vindos de tintas, lâmpadas fluorecentes, pilhas, solventes,etc. Se for carregado pelas chuvas, esse material pode contaminar o lençol freático que abastece os poços de água domésticos e os rios da região,tornando a água imprópria pra consumo.Sem dúvida os lixões não são solução para o descarte correto de lixo, mas infelizmente 70% do lixo no Brasil é descarregado em lixões.
Aterro Sanitário: O aterro sanitário é muito diferente do lixão. No aterro o lixo é colocado em trincheiras abertas no solo e forradas com material impermeável. O aterro também possui sistemas de escoamento do chorume e da água das chuvas, além de uma turbulação para saída de gases - principalmente o gás metano, que é produzido na descomposição da matéria orgânica. Na saída da turbulação, os gases são queimados.
Funciona da seguinte maneira: um trator espalha e amassa o lixo, compactando-o. Depois essa camada de lixo é coberta com terra, que também é compactada. Uma nova camada de lixo pode então ser depositada em cima da primeira, compactada e coberta de terra. O processo se repete várias vezes.Observe a figura que mostra como funciona o aterro sanitário.
O aterro sanitário necessita de áreas muito grandes, é mais caro que o lixão e tem uma capacidade limitada de utilização (em torno de 10 anos). Porém, depois o local pode ser coberto com mais terra e transformado em parque, jardim, campo de futebol, etc. Se for bem construído, o aterro não polui o ambiente, porque a cobertura de terra isola o lixo e impede a propagação do mau cheiro e a reprodução de insetos, ratos e outros animais.Além disso, sua camada impermeabilizante protege a água dos rios e o lençol freático. Infelizmente, a maioria dos aterros do nosso país (Brasil) não pode ser considerada aterro sanitário verdadeiro. Eles são na verdade,aterros controlados. Nesse tipo de aterro o lixo é simplesmente enterrado para diminuir o mal cheiro e dificultar o acesso de ratos e insetos, mas o terreno não está impermeabilizado nem há tratamento dos gases e do chorume.
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
A incineração é a queima do lixo em aparelhos e usinas especiais. A vantagem é que reduz muito o volume de resíduos e destrói os organismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e no lixo industrial. No entanto, certos componentes do lixo, quando são queimados, liberam gases tóxicos. Nesses casos, para evitar a poluição do ar, é necessário instalar filtros e equipamentos especiais, o que encarece o processo. Depois da queima do lixo, sobraram resíduos que podem ser encaminhados para aterros sanitários ou mesmo reciclados.

A compostagem: a compostagem transforma a matéria orgânica do lixo em adubo. O adubo produzido é chamado de composto. Ele é o resultado da composição do lixo orgânico feita pelas bactérias que transformam as substâncias que podem ser aproveitadas pelas plantas.
Em primeiro lugar é preciso retirar do lixo o material não orgânico, que não pode ser decomposto. Depois o lixo é triturado para acelerar a decomposição. É preciso ter o cuidado de verificar se o lixo não está contaminado com produtos tóxicos. Além do adubo, a decomposição do lixo orgânico pode produzir gases para serem aproveitados como combustíveis. Nesse caso a matéria orgânica é colocada em grandes recipientes fechados, os biodigestores, onde será produzida uma mistura de gases chamada biogás.

A reciclagem: Reciclagem é o reaproveitamento de certos materiais do lixo: papéis, talas, vidros, plásticos. O papel do lixo, por exemplo, pode ser usado na produção de papel de jornal, papel higiênico, papel para embalagens, papelão,etc.
A quantidade de papel que uma pessoa de um país desenvolvido joga fora por ano, equivale à quantidade produzida por duas árvores derrubadas.

CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário