quinta-feira, 28 de abril de 2011

Potencialidades economicas

Outros elementos naturais que influem na composição das paisagens brasileiras são o relevo, a estrutura geológica, a rede hidrográfica e o solo.


O relevo brasileiro tem uma formação muito antiga. Por esse motivo suas formas são bastante aplainadas. Esse fator, de maneira geral, favorece a prática de agricultura, principalmente a mecanizada. Os morros apresentam topos convexos bastante desgastados ao longo do tempo.
PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL (ES)



As características das rochas, do clima, da hidrografia e das formas do relevo influem na composição e na fertilidade dos solos.


Os solos tropicais não são propriamente férteis, mas possuem propriedades físicas favoráveis que,com o manejo adequado, garantem uma boa produtividade na agricultura.


A estrutura geológica também é importante para compreencermos as potencialidaes e vulnerabilidades naturais. O Brasil é um país de vasta extensão, e em seu subsolo encontra-se grande quantidade de recursos minerais.


Por fim, uma extensa rede hidrográfica, dotada de elevado potencial energético, sustenta a capacidade de desenvolvimento de inúmeras ativivdades econônicas que dinamizam a economia nacional, tais como a navegação, a pesca, a irrigação e o abastecimento.








7 comentários: