quarta-feira, 27 de abril de 2011

Riqueza natural




A diversidade de paisagens do Brasil está relacionada às suas características naturais. A posição geográfica do território, o predomínio de temperaturas elevadas, inverno pouco rigoroso, precipitações abundantes na maior parte do ano e uma curta estação seca fazem do Brasil um país predominantemente tropical.
Embora outros fatores como o relevo e a estrutura geológica, influenciem na formação das paisagens vegetais, há uma relação intensa entre clima e vegetação. Por isso, nas áreas mais chuvosas, as florestas equatoriais e tropicais ( Floresta Amazônica, Mata dos Cocais e Mata Atlântica) são abundantes. Nas áreas mais secas, surgem a Caatinga e o Cerrado. Nas áreas mais frias por causa da latitude, como o sul do país, ou da altitude, nas áreas de serras, a vegetação também varia, surgindo aí a floresta subtropical, como a de araucáias, e os Campos, como nas pradarias e os campos de altitude.
As características climáticas tembém podem influenciar na associação de produtos cultivados ao longo do ano (calendário agrícola).
A dinâmica climática estabelecida pelos sistemas de circulação atmosféricos influi ainda no regime de chuvas e pode ocasionar fenômenos, como geada, granizo, vendavais, etc.
Vegetação litorânea: a vegetação litorânea é composta essencialmente pela restinga e os maguezais.A restinga ocorre em praias e em planícies costeiras e pode apresentar espécies rasteiras, arbustivas e pequenas árvores. A vegetação de maguezais,adapta à salinidade e ao regime das marés, é formada principalmente por árvores com longas raízes aéreas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário