segunda-feira, 23 de maio de 2011

As muitas faces do Islã hoje

Ao ouvir falar em mulçumanos, o que lhe vem à mente: homens com turbantes, mulheres com véus cobrindo o rosto, encantadores de serpentes, tapete voador, dança do ventre?

Essas imagens exóticas estão na cabeça da maioria dos ocidentais. São visões fragmentadas, pois dizem respeito a apenas uma parcela do mundo mulçumano. Calcula-se que hoje há cerca de 1,45 bilhão de seguidores do Islã espalhados por todos os continentes: 980 milhões na Ásia , 420 milhões na África, 35 milhões na Europa e 15 milhões na América e na Austrália. Eles têm opiniões divergentes sobre política, vida familiar, questões sociais e outros assuntos. Podem estar no metrô de São Paulo, vestidos de terno;ou no deserto do Saara, usando túnicas e montados em camelos. Podem ser famosos, como o boxeador norte-americano Mike Tyson, ou desconhecidos, como um camelô em Ciudad del Este, no Paraguai. Mas todos compartilham dos mesmos princípios religiosos básicos e recitam o Corão e oram 5 vezes por dia voltados para Meca.
O Islã congrega pessoas de países e de etnias distantes e diferentes entre si.


  • Então nem todo mulçumano é árabe, mas todo árabe é mulçumano?

Por ter nascido na Península Arábica e ter sido difundido na língua árabe, o Islã acabou por ser identificado pelos ocidentais como a ''religião dos árabes''. Mas quem são os árabes? Qualquer pessoa que tenha o árabe como língua materna e que se identifique com a cultura árabe é assim considerada. Omundo pessoa que tenha o árabe abrange não só os países da Península Arábica, mas ainda Argélia,Egito,Iraque,Jordânia,Líbia,Marrocos,Sudão,Síria e Tunísia. No mundo árabe, o Islã é a religião da maioria da população.
Contudo, existem árabes não mulçumanos que professam outras religiões, como o Cristianismo e o Hinduísmo.Há, também, mulçumanos não árabes, como os turcos, os iranianos e os paquistaneses.

Portanto, nem todo árabe é mulçumano e nem todo mulçumano é árabe.

Retirado do livro 'História em documento 7° ano'





Nenhum comentário:

Postar um comentário