sexta-feira, 20 de maio de 2011

Um estado e uma sociedade diferentes

A Idade Média foi uma época de violência e agressão, mas isso não significa desordem política nem retrocesso cultural.

Nasceu uma forma de Estado diferente. Costumamos relacionar o Estado a uma administração centralizada, a um governo constitucional sediado em uma cidade que serve de capital política do país. Essa forma de Estado não existiu na Idade Média.

Qual era a concepção de Estado na Idade Média?

Na Idade Média, o poder do Estado estava descentralizado e disperso entre vários senhores na área rural. Os senhores feudais sentiam-se donos das pessoas e do território que governavam.Entregavam lotes de terra(os feudos) e as famílias camponesas que neles trabalham para seus guerreiros como recompensa por serviços prestados. Não tinham a noção de bem comum. Buscavam atender interesses privados e imediatos. O juramento de lealdade assegurava o compromisso entre o senhor e seus vassalos. Era sagrado e quebrá-lo se considerava um grande pecado; por isso ele era feito diante de autoridades da igreja e com as mãos sobre a Bíblia ou um relicário.
O juramento, feito de homem,para homem, só tinha valor enquanto os dois vivessem; na morte de um deles, o contrato precisava ser renovado. As relações sociais na Idade Média eram pessoais. Os vassalos obedeciam ao senhor mais próximo e não ao senhor distante demais - o rei -, pois temiam muito mais a vingança do vizinho poderoso soberano que a do soberano. O rei não passava de um senhor feudal cujo prestígio era mais simbólico do que material: ele era respeitado, mas nem sempre obedecido e temido, pois não tinha sequer um exército nem finanças.
CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário