sábado, 14 de maio de 2011

Os que trabalham: os servos

Todo trabalho no feudo era feito pelos servos - camponeses sem propriedade da terra e sem remuneração. Recebiam do senhor um pedaço de terra para cultivar e daí retiravam todo o seu sustento. Além de obedecer às ordens do senhor, o servo devia cumprir uma série de obrigações feudais. As principais eram:








  • a corveia: cuidar da terra dor senhor durante certo número de dias (no máximo 40 dias) e fazer todo o serviço necessário no feudo e no castelo: reparar as muralhas, limpar chaminés e fossas, construir pontes e estradas, limpar canais e outros.




  • a talha: entregar ao senhor uma parte de que produzia (cereais, ovos, lã, mel e outros)




  • as banalidades: pagar em produtos para usar as instalações do feudo (celeiro,moinho e outras)




Os servos não eram livres, pois não podiam abandonar o feudo e deviam obediência total ao senhor. Mas também não eram escravos, pois não pertenciam ao senhor; não podiam ser vendidos nem comprados.





A vida fora do feudo era difícil.As invasões bárbaras e as guerras arruinaram o comércio, despovoaram as cidades e tornaram inseguras as viagens. Muitas áreas de cultivo foram devastadas.





No feudo se produzia todo o necessário para viver : alimentos, tecidos e roupas, móveis,armas, ferramentas, carroças, utensílios de cozinha, velas para iluminação, sabão, arreios e selas para os cavalos. A economia feudal era autossuficiente e fechada, isto é, voltada para satisfazer as necessidades locais e não para vender e obter lucro.





Desconheciam-se técnicas de adubação, por isso aproveitava-se mal a terra. Só parte dela era cultivada, a outra ficava em repouso para regenerar-se. A fome e as doenças eram frequentes. O alto índice de mortalidade mantinha a população dos feudos em número reduzido. A condição do servo era hereditária, assim como a da nobreza. Os altos membros do clero, como os bispos e os abades, também eram senhores, pois possuíam terras e servos.Essa sociedade rígida , em que a posição social dos indivíduos é hereditária, chama-se sociedade estamental.





Na idade média, de acordo com as funções desempenhadas na sociedade, havia 3 estamentos ou ordens: os senhores, os servos e o clero. Aos senhores cabia lutar por seus suseranos e em defesa de seus feudos. Valorizavam a coragem, a fidelidade e a força física e desprezavam o trabalho. Os servos trabalhavam, cumpriam suas obrigações, pagavam as taxas e obedeciam a seus senhores. O clero orava por todos.



Texto retirado do livro ''História em documento 7° ano''

8 comentários:

  1. obrigado ajudou muito muito mesmo

    ResponderExcluir
  2. EU TENHO O LIVRO HISTORIA EM DOCUMENTO 6º E 7° ANO,MAS ME AJUDOU MUITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostei muito mesmo das respostas e apesar de eu ter una irma da 6 serie adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Excluir
  3. Ajudou,mas onde os servos trabalham?É isso que na vdd eu procuro...Beijosssssssssss

    ResponderExcluir