quinta-feira, 19 de maio de 2011

A lebre-ártica

A lebre-ártica é um animal com cerca de 60 centímetrosde comprimento e que vive na região ártica. Ela gera de 2 a 5 filhotes por ano e o tempo de gestação é de aproximadamente 50 dias. Esse animal nutre-se de plantas, como o capim, e serve de alimento para animais como lobos e raposas.






No inverno, quando a área em que vive fica coberta pela neve, a pelagem da lebre-ártica torna-se completamente branca. Já no verão, sua pelagem muda de cor, tornando-se cinzenta.

15 comentários:

  1. ué!como a lebre ártica come planta se aonde ela vive nao tem planta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, apenas está coberta pelo gelo. A lebre do ártico usa seu faro aguçado para descobrir ramos de briófitas que vivem nessa região. Normalmente essas briófitas são mais abundantes no verão onde possui pouca neve, quando chega o inverno a coisa complica um pouca e essa briófitas acabam por morrer, mas existem "sobreviventes" em baixo da camada de neve, é onde a lebre vai buscar o alimento.

      Excluir
    2. achei muito legal e interessante para mim vcs sao bobados

      Excluir
  2. é mesmo tambem quero saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso e a minha cola para o trabalho de ciencias

      Excluir
    2. Claro que tem plantas!
      Podem não ser visíveis porém tem!

      Excluir
  3. até quantos anos a lebre artica

    ResponderExcluir
  4. Olá, em reposta a sua pergunta, olha só o que eu achei:
    ''Os insetos conseguem desenvolver tolerância a temperaturas abaixo de zero de maneira muito simples: através da síntese de glicerina, que age como um anticongelante, da mesma forma que o etilenoglicol age no radiador dos carros resfriados a água. Nas plantas superiores, adaptação ao gelo parece ser bem mais complexa, mas sempre se faz uma correlação da tolerância ao frio com o aumento do teor de açúcar na seiva. Provou-se que a capacidade de resistir à geada pode ser induzida artificialmente, infiltrando-se plantas com açúcares. Os açúcares encontrados nas plantas resistentes ao congelamento variam de planta para planta, mas geralmente são os açúcares mais conhecidos: glicose, frutose e sacarose. Álcoos poli-hídricos, como glicerina, manitol e sorbitol são menos encontrados, mas são largamente responsáveis pela tolerância ao frio da maçã e da gardênia, por exemplo.''
    http://www.oocities.org/~esabio/interacao/adapto_bioqu.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao achei intessante e muito ruiiiiiiiiiim

      Excluir
  5. a pelagem branca que surgem na lebre-Ártica,durante o inverno,quando o ambiente em que ela vive ica coberto de neve,pode representa uma adaptação desse animal? porque?

    alguém pode mim responder ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim é uma adaptação sim, pois assim se camufla no ambiente dificultando que seus predadores a achem.

      Excluir
    2. minha pergunta é essa kk do livro de ciencias pagina 42

      Excluir
  6. Eehh muito interessante mesmo!!!

    ResponderExcluir
  7. pois é mesmo muito interessante mas eu queria saber sobre o seu pelo, focinho, reprodução etc... mais ou menos de tudo um pouco para um trabalho de ciências gostava que "descomplicassem" mais ou menos o texto.


    obrigada

    ResponderExcluir